“Nos dias de hoje parece que o tempo passa mais rapidamente. Quando damos por isso o dia já passou e ainda nos falta fazer tantas tarefas. Mas, segundo dados da astronomia, os dias estão a ficar mais longos.

Damos diferentes importâncias ao tempo

Quando somos crianças parece que não temos noção do tempo. Este não é constituído por horas, minutos ou segundos, mas sim de ações. O tempo das crianças está dividido em brincadeiras, escola, refeições, dormir, entre outras tarefas.

À medida que vamos crescendo tudo se modifica e passamos a olhar repetidamente para o relógio, calendário, agenda, muitas vezes na esperança que o tempo não tenha passado, e que o tempo ainda chegue para todas as tarefas que temos de concretizar.

A divisão do tempo em dias remonta ao antigo Egito, quando sentiram necessidade de dividir os períodos de luz e escuridão, segundo explica Marek Kukula, astrónomo do Observatório Real de Greenwich, em Londres.

Como foram divididos os dias

De noite, eles dividiram o céu em dez secções iguais tendo certas estrelas como referência e ainda com outras duas secções específicas para o poente e o nascente. Durante o dia, eles usavam relógios solares e decidiram dividir o dia também em 12 partes. Foi assim que chegamos ao sistema de 24 horas. Explica Kukula.

Em relação à divisão da hora em 60 minutos e do minuto em 60 segundo, essa veio do Médio Oriente (ainda do tempo do Império Sumério). Estas civilizações gostavam de divisões em 60 partes, achavam que era uma boa forma de fracionar as coisas.

Segundo Kukula, a divisão dos dias é muito difícil de definir, contudo indicações de astronomia mostram o contrário, os dias estão a ficar maiores.

Movimento da Terra está a desacelerar e faz dias maiores

Devido à órbita da Terra não ser exatamente circular, o Sol não leva o mesmo tempo para chegar ao mesmo ponto do céu em cada dia. E a rotação também não é constante, umas vezes acelera e outras abranda.

Fenómenos como terramotos alteram a forma da crosta terrestre e isso tem influência. A Lua e a influência que esta exerce sobre as marés, entre outros fatores, também são determinantes para a alteração dos dias, a desaceleração da Terra.

Assim, devido à rotação da Terra estar a desacelerar, os dias vão ficando mais longos. Nós temos dias mais longos em comparação com os dos nossos antepassados e os nossos descendentes irão ter dias mais longos em comparação com os que temos nos dias de hoje. (Fonte: pplware).

 

Pin It on Pinterest

Share This