A Ordem Maçónica Internacional do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm comemora, no próximo mês de junho, os 10 anos da implantação do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm em Portugal.
Tratando-se de uma organização maçónica internacional, marca actualmente presença em diversos países, de entre outros, em França, Bélgica, Brasil, Canadá, Madagáscar, Benin, Costa do Marfim, Grécia, Itália, Líbano, Mauricia, Camarões, Congo e também em Portugal.
Em 30 de janeiro de 2008 (e.v.), era atribuída pelo G.’.M.’.M.’. da O.’.I.’.R.’.A.’.P.’.M.’.M.’., o N.’.S.’.I.’. Willy RAEMAKERS, G.’.H.’. do Rito, a missão de implementar o R.’.A.’.P.’.M.’.M.’. em Portugal ao N.’.S.’.I.’. Bernard TRINQUET, G.’.M.’. da G.’.L.’.F.’.P.’.A.’. e assim foi feito.
Desde então avanços e recuos aconteceram, como é normal na vida, pedras apareceram no seu caminho, mas, todas elas foram guardadas e depois de bem trabalhadas e polidas, estão a ser utilizadas para a construção de um “Templo” que se pretende de virtudes.
Actualmente, a O.’.I.’.R.’.A.’.P.’.M.’.M.’. está presente em Portugal com uma R.’.L.’. da via masculina e um R.’.T.’. da via feminina e continua a ser a única Obediência a praticar o Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraïm em todos os seus Graus (Simbólicos, Filosóficos e Herméticos).
Entre 18 a 24 de junho, vão ser promovidas reuniões no Porto em comemoração desta importante data, contando com a presença de diversos II.’. da G.’.L.’.F.’.P.’.A.’..