Relatório final das conclusões da Sessão Debate Inter-Obediências realizada pela R.’.L.’. Gaia, da F.’.P.’. do Direito Humano, em que a R.’.L.’. Udjat esteve presente em representação da Grande Loja Simbólica de França e Países Associados da O.’.I.’.R.’.A.’.P.’.M.’.M.’., tendo sido apresentada uma comunicação pelo seu Past V.’.M.’. Pde. Vieira intitulada – “Maçonaria e Cidadania no séc. XXI”.
“.’. Principais conclusões
A primeira comunicação coloca o enfoque na noção de cidadania, direitos e deveres, mas também as posturas como reivindicações, interesse pela coletividade, envolvimento na família, no bairro, no trabalho, na escola e a participação em associações. A partir desta ideia, o I.’. desenvolveu a sua comunicação em torno do papel fundamental das ONGs na amplitude da cidadania.
A segunda comunicação questiona os diversos deveres que o maçon, e todo o cidadão, tem para com o ambiente, sobretudo no que diz respeito a atitudes de proteção, cuidado e promoção ativa da sustentabilidade.
A terceira comunicação recorda que a Maçonaria, como Associação de Homens Livres, confere ao maçon, obrigações e deveres sociais e ambientais, não só de escala local, mas também global. Na sua essência, o texto fundamenta os valores práticos de cidadania, insertos e 3 justificados no cumprimento dos deveres e direitos que sustentam o ideário e o ideal democrático.
A quarta intervenção interpela as consciências maçónicas, e de todos os cidadãos, para o problema da ecologia animal, sobretudo para a sensibilização atinente aos direitos dos animais.
A quinta intervenção esclarece o papel da filantropia na Maçonaria, sobretudo por via do desenvolvimento intelectual e aperfeiçoamento moral dos IIs. O texto desenvolve ainda o trabalho de construção de cada irmão para que possa acompanhar as mudanças no mundo, mantendo a grandeza do compromisso com a tradição e com a transmissão de valores.
A sexta intervenção desenvolve o tema da responsabilidade social do Franco-Maçon em torno das ações de conhecer, agir e transformar, entendido como um construtor do bom e do bem.”