“Robert Ambelain nasceu na cidade de Paris, tendo se tornado membro da Academia Nacional de História e da Associação dos Escritores de Língua Francesa.
Ingressou na Franco-Maçonaria francesa, sendo iniciado na Loja La Jérusalem des Vallés Égyptiennes, do Rito de Memphis-Misraïm, onde viria a ser elevado ao grau de Mestre.
Durante a Segunda Guerra Mundial, juntamente com outros maçons ligado à Resistência, fundou a Loja Alexandria do Egito. Para que pudesse manter a Maçonaria trabalhando durante a ocupação alemã, recebeu todos os graus do Rito Escocês Antigo e Aceito, todos os graus do Rito Escocês Retificado, incluindo o de Cavaleiro Benfeitor da Cidade Santa e o de Professo, todos os graus do Rito de Memphis-Misraïm e todos os graus do Rito Sueco, incluindo o de Cavaleiro do Templo. Em 1962, foi alçado ao Grão-Mestrado mundial do Rito de Memphis-Misraïm e, em 1985, foi promovido a Grão-Mestre Mundial de Honra do Rito de Memphis-Misraïm.
Foi agraciado, ainda, com os títulos de Grão-Mestre de Honra do Grande Oriente Misto do Brasil, Grão-Mestre de Honra do antigo Grande Oriente do Chile, Presidente do Supremo Conselho dos Ritos Confederados para a França, Grão-Mestre da França do Rito Escocês Primitivo e Companheiro ymagier do Tour de France – da Union Compagnonnique dês Devoirs Unis, onde recebeu o nome de Parisien-la-Liberté.
Além da Maçonaria, participou de outras organizações iniciáticas, como a Ordem Kabbalística da Rosa-Cruz e a Ordem Martinista.
Dentre os livros que escreveu, destacam-se obras sobre Astrologia, I Ching, Tarot, Magia, Alquimia e Cabala.
Foi também autor de obras polêmicas sobre as origens do Cristianismo, como “La Magie sacrée et Jésus ou le mortel secret des Templiers”e “La Vie secrète de Saint Paul”.
Morreu em Paris, deixando inconcluso o livro “Finis Gloriae Mundi”.” (in Wikipédia)