crata repoa 2Texto sobre as Iniciações dos Sacerdotes no Antigo Egipto. As influências da via Iniciática do Antigo Egipto estão bem presentes no Rito Antigo e Primitivo de Memphis Misraïm e de um modo geral na Arte Real.

“Quando um aspirante desejava entrar à Antiga e Misteriosa Sociedade de Crata Repoa, tinha de ser recomendado por um dos Iniciados. A proposição era feita geralmente pelo Rei mesmo, que escrevia uma autorização aos Sacerdotes.

Havendo sido apresentado em Heliópolis, o Aspirante era derivado aos sábios da instituição de Memphis, e estes o enviavam a Tebas (Porfírio – Vida de Pitágoras). Aqui era circuncidado (Heródoto, livro 2.º Clemente de Alexandria, Stromat. I). Eles o ponham em dieta, proibindo certos alimentos, como vegetais e pescado, também vinho, porém depois de sua iniciação esta restrição era atenuada. O obrigavam a passar vários meses encerrado em uma cripta, abandonado a suas reflexões, permitindo que ele escrevesse seus pensamentos. Logo era examinado estritamente para determinar os limites de sua inteligência.

Quando chegava o momento de retirá-lo da cripta, o conduziam a uma galeria rodeada com as colunas de Hermes, sobre as que estavam gravadas as máximas que devia aprender de coração (Jâmblico, , de Mysteriis. Pausanias, livro I, disse expressamente que estas colunas se encontravam em subterrâneos próximos de Tebas). Quando conseguia, um Iniciado chamado Thesmophores (Introdutor) o abordava. Tinha em sua mão um grande chicote, com o qual mantinha as pessoas afastadas da entrada, chamada de “A Porta do Profano”. Ele introduzia o Aspirante à gruta, onde vendava seus olhos, pondo ataduras elásticas em suas mãos.” …

… continue a ler aqui o texto completo.

Pin It on Pinterest

Share This