Ano 1500

– Leonardo da Vinci, Américo Vespucio e o Grande Bibliotecário Paulo Toscanelli, criam Oficinas-Escolas e concebem, junto com o Grêmio de Construtores a formação de Academias; esta forma de maçonaria intelectual inicia-se em Florença e brilha em Milão.

– O Manuscrito de Dowland, escrito entre 1500 e 1550, cita que o Príncipe Edwin “convocou uma Assembléia em York e lá ele constituiu maçons e lhes atribuiu deveres”.

Ano 1501

Jul 13 – Um decreto do Parlamento da França proíbe toda e qualquer assembléia de pedreiros e carpinteiros, sob o pretexto de confraria. (Fonte : Nicola Aslan em História Geral da Maçonaria).

Ano 1513

– No reinado de Jaime V de Escócia, humanista fervoroso, o senhor Saint-Clair, G\ M\ das Lojas Escocesas, viajou a Itália e, entusiasmado, mandou vir maçons italianos, uniu-os aos maçons escoceses e organizou-os numa confraria que, sob a proteção do Rei, tomou grande impulso.

Ano 1516

– Invitado pelo Rei da França, Francisco I, conhecido como o Pai das Letras, Leonardo da Vinci traslada-se a Paris, funda uma Loja franc-maçónica com refugiados de Florença e Milão, organiza e dirige o Colégio Francês Laico.

Ano 1517

– Ao ser reconstruída a Fonte de Baal, em Limrick, Irlanda, encontrou-se na Pedra Fundamental uma placa de latão com a data de 1517 com a inscrição : “Eu procuro viver com amor e carinho dentro do esquadro e do compasso” (Fonte : E. Seignemartin, Revista A Verdade, Jan/Fev 1980)

Ano 1523

– Quatro anos depois da morte de Leonardo da Vinci, realiza-se uma Assembléia Geral de franc-maçons franceses para formar uma organização.

Ano 1526

– Em um livro escrito por William Bode aparece a palavra Free-mason aplicada em um sentido especulativo. O livro encontra-se no British Museum. Não confundir com Johannes Joachim Christopher Bode (1730-1793) escritor maçônico de Hamburgo. (Fonte: Masonic News de Montreal, 1957).

Ano 1535

– É realizado um Convento Maçônico em Colônia, convocado pelo Bispo Hermann. Assistiram 19 Delegados de Grandes Lojas e estudaram como rebater calúnias em contra da Ordem, sendo emitida a Carta de Colônia.

Ano 1538

Nov 15 – O Imperador Carlos V, da Alemanha, da cidade de Barcelona onde se encontrava, confirma as Constituições dos Talhadores de Pedra de Estrasburgo. (Fonte: Nicola Aslan em “História Geral da Maçonaria”).

Ano 1547

Fev 26 – Em Izancanaque, México, morre torturado Guatimozín, o último Imperador asteca. A sua dignidade e a sua bravura na defesa da liberdade de seu povo inspiraram o Príncipe Regente D. Pedro (futuro Imperador D. Pedro I) esse codinome ao ser iniciado, em 1822.

– Henrique VIII confisca muitas possessões dos pedreiros agrupados em Lojas.

Ano 1563

– É realizada a Convenção de Basiléia, convocada pela G\ L\ de Estrasburgo, sendo adotados novos Regulamentos para reger as Lojas da Alemanha.

Ano 1564

– É realizado um Convento Maçônico em Estrasburgo.

Ano 1583

– Em um Balaústre da Grand Lodge No 1, Edinburgo, lê-se em latim que o juramento é feito sobre o “livro” que está sustenido pelos irmãos mais antigos. Existem dúvidas se o livro é a Bíblia, os Evangelhos, o Livro das Obrigações do maçom, os Estatutos da Ordem ou outros, mais como está relacionado com o juramento, as maiores possibilidades são de que se trate de um livro sagrado. Outra data de este Balaústre seria 1599.

Ano 1598/1599

– A Loja de Edinburgo e outras na Escócia, foram legalmente dirigidas conforme por estatutos criados em 1598/99, promulgados por William Schaw “Maister of wark, Wairden of ye Masons”. Existiam 3 Lojas no reino, as quais ainda existem sob os números, 1, 0 e 30, nos registros da G L de Escócia.

Ano 1600

– Sir Thomas Boswell,esquire de Auschinleck, Escócia, foi nomeado Inspetor de uma Loja que já admitia membros que não fossem pedreiros. É a primeira informação relativa a um elemento não profissional recebido por uma Loja de maçons.

(Fonte: Les Societés Secrêtes, de George Allary) (Veja 1641). Outros autores dão o nome como John Boswell, Lord de Auschinleck sendo admitido como aceito na Loja St Mary’s Chapell, Edinburgo, Escócia. E este John Boswell é antecessor do James Boswell que foi Deputado do G.’. M.’. de Escócia entre 1776 e 1778.

Ano 1607

– Jaime I declara-se protetor da Maçonaria em Inglaterra.

– Inigo Jones, senhor de Saint-Clair, é nomeado Mestre e organiza as Lojas segundo o modelo das Academias Italianas, diminuindo o número de maçons inadequados ao estudo e incentivando personagens de prol desejosos de cultura à solicitar sua admissão na Fraternidade.

Ano 1617

Mai 13 – Nasce em Lichfield, Escócia, Elias Ashmole. Dedicou sua vida ao estudo de música sacra, além do estudo de Direito, de Astrologia, da Astronomia, da Heráldica e, principalmente, da Alquimia.

Ano 1620

– Existe em Edinburgo um trabalho lavrado em madeira que reproduz com muita fidelidade a Lenda de Hiram, executado pelo artista italiano Giovanni Francesco Barbieri por volta de 1720/1750. Sabendo-se que a Lenda foi incorporada ao ritualismo maçônico mais ou menos em 1725, conjetura-se que Giovanni possa ter sido um dos maçons aceitos da época e que a Lenda já era parte integrante da ritualística maçônica na época. (Fonte: E. Seignemartin, Revista A Verdade, Nov 1977).

Ano 1626

– A antiga Constituição de York expressa no seu ponto 4o: “Nenhum membro será infiel à Ordem, nem guardará prejuízos contra seu mestre ou seus Companheiros” e no ponto 7o diz: “Nenhum Mestre entregar-se-á a excessos e nem procurará contato carnal com a mulher, filha ou concubina de seu Mestre ou de seus Companheiros”. O termo Mestre serve para designar o Oficial que preside a Loja, que pode ou não ter um grau superior, e o termo Companheiros inclui todo o quadro da Loja.

Ano 1629

– O Manuscrito J. S. Thorp menciona que o juramento do iniciando numa Loja maçônica é feito sobre o Livro.

Ano 1639

– Nicholas Stone, Mestre Maçom do Rei, é registrado entre os maçons aceitos na Loja de Aceitação, adida à Companhia dos Maçons de Londres.

Ano 1641

Junho 8 – Ata da Loja Mary´s Chapel (Edinburgo) indicando que maçons especulativos foram iniciados. Nessa oportunidade foram iniciados Robert Morey, Quartel Mestre Geral do Exército Escocês, o Coronel Mainwaring e o sábio alquimista e antiquário inglês Alias Ashmole. Conforme Allec Mellor no seu Dicionário da Franco-maçonaria e dos Francos-maçons, a Ata da Iniciação ainda preservada é o documento mais antigo mencionando a iniciação de um não operativo na Inglaterra, e dá outra data: 20 de maio de 1641. J. G. Findel, na sua História da Maçonaria, fala que Elias Ashmole, conforme ele próprio declara em seu Diário, foi iniciado em 16 de Outubro de 1646 em uma Loja de Warrington. Aos 3 novos irmãos reconheceram-se-lhes o título de maçom, mas como não gozavam dos privilégios dos autênticos obreiros pois o cargo era somente honorário, foram denominados como “accepted masons”. A confusão com a data de aceitação de Elias Ashmole nasceu porque no seu Diário ele declara que a partir desta data (Junho 8, 1641) as Confrarias de Maçons Construtores começam a autorizar o ingresso nelas a pessoas aléias ao ofício de construtor, desde que sejam pessoas distintas e notáveis pela sua sabedoria e talento; mas, ele mesmo, E. Ashmole, não foi iniciado nesta data.

Ano 1646

Out 10 ou 16 – No Diário de Elias Ashmole se lê que ele “foi feito franc-maçom em Warrington, condado de Lancashire, junto do Coronel Henry Mainyaring, pelo Vig Pemket e os CComp da Loja”. O próprio E. Ashmole escreve que ficou 35 anos sem participar da Loja. Elias Ashmole nasce em Lichfield, Stafforshire, Inglaterra, em 23 de Maio de 1617 e morre em South Lambeth (que hoje fica dentro de Londres) em 18 ou 19 de maio de 1692.

– E. Ashmole escreve (teoria hoje discutida) o Rit.’. de Ap.’. do Rito Escocês, tomando como base o sistema de solidariedade e aperfeiçoamento da humanidade dos mistérios das antigas iniciações da Índia e Egito. Somente depois de 1717, a G.’. L.’. em Londres resolveu adotar os Rituais escritos por Ashmole, visto que até então, os mistérios da maçonaria eram transmitidos verbalmente.

Ano 1648

– E. Ashmole haveria escrito o Rit.’. do 2º Grau.

Ano 1649

– E. Ashmole haveria escrito o Ritual do 3º Grau, mas ele não haveria sido publicado nesta data devido aos acontecimentos políticos que a Inglaterra vivia nesses momentos.

– Henriqueta, viúva de Carlos I de Inglaterra, passa a morar no castelo de Saint Germain, oferecido por Louis XIV, onde juntam-se a ela membros da nobreza escocesa que, agrupados em Lojas maçônicas, desenvolvem uma ação antiCromwell.

Assim começam na França as primeiras manifestações maçônicas devido a estes refugiados.

Ano 1656

– Documento da Ilha de Rhode (Rhode Island, USA) fala de uma reunião maçônica em casa de Mardicain Campanell, onde depois na sinagoga, são conferidos os graus de maçonaria a Abraham Moses.

Ano 1663

– No inventário de uma Loja de maçons aceitos, figura uma Bíblia.

Dez 27 – A Fraternidade celebra uma Assembléia para renovar seus Regulamentos, estabelecendo normas para admitir novos membros. Estes Regulamentos são uma das fontes utilizadas por J. Anderson na sua Constituição de 1723.

Ano 1666

Set 02 à 06 – Terrível incêndio em Londres que destroem 40.000 casas e 86 igrejas, equivalente a 4/5 da cidade. Em Londres existiam 7 Lojas, mas formadas por 90% de maçons aceitos; foi necessário, então, chamar maçons de toda Inglaterra; os trabalhos de reconstrução foram coordenados pela Loja central de Londres, dirigidos pelo arquiteto Sir Christopher Wren (1632-1723) e que recebe o cargo de Arquiteto do Rei.

Ano 1665

– Em um tosco memorando desta data (outra versão: trata-se do Manuscrito Harleian Nº 1942 de 1670) e usado provavelmente na Loja de Chester lê-se: “Existem palavras e sinais diversos de um maçom livre, para vos serem revelados a medida que responderdes: Perante Deus no Grande e Terrível Dia do Juízo, eu conservarei o segredo e jamais o revelarei aos ouvidos de quem queira que seja, a não ser aos Mestres e Companheiros da referida Sociedade; assim Deus me ajude e o sagrado conteúdo deste Livro”.

Ano 1668

Mar 25 – O Rei da Inglaterra Carlos II, preparando-se para recuperar o trono, criou um Regimento de Guardas Irlandeses; este Regimento instalou uma Loja maçônica e que seria a única Loja cujos vestígios ainda existem.

Ano 1670

– São iniciados os trabalhos de reconstrução de Londres. Entre 1670 e 1711 são construídas 52 igrejas, entre elas a obra prima de Sir Christopher Wren, a Catedral de São Paulo, ademais de mansões, teatros de ópera, avenidas, etc. substituindo a madeira pelo tijolo e a pedra.

– No Manuscrito de Harleian, aproximadamente desta data, lê-se que “tem que ser seguidos os conselhos de Euclides e ser, sobretudo, fiéis a seus irmãos e a todos os homens”. Também contém os “novos artigos” que haveriam sido aprovados em uma Assembleia Geral em 1663 e nos quais se lê: “Assim no futuro a dita Sociedade, Companhia e Fraternidade de Franc-maçons será regida e governada por um Mestre e Vigilantes, que a dita Companhia deverá eleger a cada ano, em uma Assembleia Geral”.

Ano 1674

– Alcança desenvolvimento a maçonaria revolucionária da China, denominada “Tien Ti” (Céu e Terra) com 30.000.000 de membros, fundada como revolta contra a ingratidão do Imperador que ordenou a decapitação dos monges que dirigiram a defesa do Império contra a invasão dos tártaros.

Ano 1675

– É iniciada a construção da Igreja de São Paulo de Londres sendo colocada a Pedra Fundamental pelo Rei Carlos II. O Mestre de Maçonaria era o Conde de Arlington e o Arquiteto Christopher Wren. A obra foi terminada em 1710.

Ano 1677

Dez 20 – A Loja Cannongate Kilwinning Nº 2 recebe sua Carta Constitutiva da Loja Mater de Kilwinning, em Arshire (atualmente conhecida como Loja Mãe Kilwinning Nº 0). Kilwinning é uma pequena cidade da Escócia, considerada como o lugar e nascimento da Franc-maçonaria

Ano 1682

Mar 10 – No Diário de E. Ashmole lê-se que houve uma recepção no Salão dos Pedreiros de Londres e que ele “era o C.’. mais antigo” e que fora dele “estavam presentes os seguintes CC.’.” e segue a relação.

Ano 1683

Mar 13 – Jean-Theophile Desaguilliers nasce em Rochelle, França. (Fonte: Jean Palou, A Francmaçonaria Simbólica e Iniciática).

– A G.’.L.’. Nº 1 registra numa da suas Atas que quem vem a jurar “põe suas mãos sobre o Livro enquanto são lidas as obrigações”.

Ano 1685

– Nos Cargos das Antigas Instalações dos anos 1685 até 1688, o termo Comp\ é definido como sinônimo de Maçom no ponto 4º: “Todos os Maçons chamar-se-ão Companheiros ou Irmãos, não podendo fazer uso de outra denominação”.

– O Manuscrito Colne (Inglaterra) menciona, de forma similar a manuscritos anteriores, a existência da Bíblia numa Loja ao falar do Juramento: …”logo um dos mais antigos toma a Bíblia …” (Veja ano 1583).

– Na morte do G\ M\Conde de Arlington é designado Christopher Wren para o cargo.

– No Regulamento de uma Loja operativa de franc-maçons do Condado de Warwick, especifica-se que o Ap\ que for iniciado “deve vestir a Loja”, quer dizer, entregar a cada membro de ela, suficiente comida, bebida alojamento, luvas e avental.

Ano 1686

– O Dr Robert Plot, no seu livro “Natural History of Staffordshire”, cap 3º, refere-se a admissão de maçons “que consiste principalmente na comunicação de certos sinais secretos, por cujo eles se reconhecem uns aos outros em toda a Nação”.

Ano 1688

Mar 25 – Organiza-se uma Loja maçônica no Regimento Guardas Irlandeses, da causa stuartista (Saint Germain, Paris).

– Ao refugiar-se na Abadia de Clermont, França, o Rei Jaime III de Inglaterra encontra ali um centro maçônico.

Ano 1690

– O Manuscrito Beaumont menciona o Livro nas instruções de como fazer o juramento numa Loja maçônica.

Ano 1691

Mai 18 – É realizada na Igreja de São Paulo, Londres, uma grande reunião da Fraternidade de Maçons Aceitos, sendo iniciados Sir Christopher Wren (veja 1685), Sir Henry Goodrich e outras pessoas.

Ano 1693

– A Carta da Loja de York, reproduzindo as Antigas Cartas, mantém expressamente a obrigação de ser fiel a Deus e a Santa Igreja, como prova de que a Maçonaria inglesa continuava católica sob a monarquia protestante de Guilherme III de Orange.

Ano 1694

– Parece ser certo que o Rei Guilherme III de Inglaterra foi iniciado neste ano e, presidida por ele, realiza-se uma Assembléia em Hampton Court, publicando-se novos Estatutos. O artigo 1º pede que “Vosso primeiro dever é serdes fiel a Deus e evitardes todas as heresias que não o reconhecerem” não falando mais de fidelidade à Santa Igreja.

Ano 1695

– Charles Lennox susbstitui a Christopher Wren como G\ M\ da Companhia de Maçons de Londres.

Ano 1696

– No mais primitivo dos catecismos maçônicos, o Manuscrito Edinburg Register House, encontram-se algumas perguntas e respostas tais como :

P – Onde era a primeira Loja ?

R – No pórtico do Templo de Salomão.

P – Em que parte do Templo funcionava a Loja ?

R – No pórtico de Salomão, na extremidade Ocidental do Templo, onde foram colocadas as duas colunas.

Também este Manuscrito menciona o uso da Bíblia ao descrever o juramento. O Manuscrito Chetwode Crawley de 1700 é similar ao Edinburgh.

Ano 1700

– O Manuscrito Sloane menciona o juramento maçônico da seguinte forma: ” … e assim Deus me ajude e o conteúdo deste Livro. Então o candidato beija o Livro …”.

Ano 1702

– Ao subir a rainha Ana ao trono de Inglaterra, cessa Christopher Wren como G\ M\, não sendo substituído. A maçonaria operativa encontrava-se em franco declínio.

Ano 1703

– A Loja São Paulo, Londres (depois Loja Antiguidade Nº 2), adotou o seguinte acordo: “Os privilégios da Maçonaria não serão, no sucessivo, patrimônio exclusivo dos maçons construtores; qualquer outra pessoa, de qualquer outra profissão, terá direito a optar a esses privilégios sempre que seja regulamentarmente aprovada e iniciada na Ordem”. Este acordo foi incorporado por Anderson na Constituição de 1723.

Ano 1704

– Jonathan Belcher (nasceu em 8/1/1681), que viria a ser nomeado Governador Colonial de Massachussets, New Hampshire e New Jersey, é iniciado em Londres e seria o primeiro norte-americano maçom. (Fonte: Kurt Max Hauser na revista O Prumo)

Ano 1707

– A Dieta Imperial de Ratisbona decreta a dissolução da conexão das Lojas da Alemanha com a G.’.L.’. de Estrasburgo, devido a que essa cidade tinha sido anexada aos franceses.

Ano 1710

– É fundado o Rito maçônico Soficianos, com 7 graus.

– No manuscrito Dunfries Nº 4, se lê: Pergunta: Quais são estes pilares ? Resposta: O Esq.’., o Comp.’. e a Bíb.’..

Ano 1716

Fev 24 – O Ir.’. James Radcliffe, Conde de Denventwater, é executado na forca.

– Ao terminar a insurreição jacobina, as poucas Lojas existentes em Londres acham conveniente, considerando o afastamento de Sir Christopher Wren, unir-se as ordens de um G\ M\ que haveria de ser centro de união e harmonia.

(Fonte: freemasons-freemasonry)

Pin It on Pinterest

Share This