Este livro, que com o título De Profecia e Inquisição, reúne textos da autoria de Padre António Vieira e referentes ao processo que o Santo Ofício promoveu contra o grande missionário e pregador.
Esta edição tem por base o livro editado em 1856 por Editores, J.M.C. Seabra & T.Q. Antunes, de Lisboa, lançado em três tomos, com o título Obras Inéditas do Padre António Vieira.
Os três tomos, que somaram cerca de 650 páginas, trazem na Advertência a afirmação: “os preciosos e raríssimos manuscritos… no presente volume saem pela primeira vez à luz”. São 28 textos independentes, alguns mantendo relação entre si, como os que tratam de “gente de nação”, os dos indígenas, os da Inquisição, os do debate das profecias e “esperanças” de Portugal no sebastianismo, cartas, epigramas e mesmo sonetos.
Deles esta edição apresenta a “Defesa do Livro intitulado Quinto Império, que é a apologia do livro Clavis Prophetarum etc.”; a “Petição do Padre António Vieira ao Tribunal do Santo Ofício de Coimbra”; as “Esperanças de Portugal, Quinto Império do Mundo, primeira e segunda vinda de El-Rei D. João o quarto”; a “Sentença que no Tribunal do Santo Ofício de Coimbra se leu ao Padre António Vieira”; o “Breve de Isenção das Inquisições de Portugal e mais Reinos que em Roma alcançou a seu favor o Padre António Vieira, pelo Papa Clemente X”; as “Reflexões sobre o papel intitulado Notícias Recônditas do modo de proceder do Santo Ofício com os seus presos”; e o “Discurso em que se prova a vinda do senhor Rei D. Sebastião”.
Como não podia deixar de ser, procurou-se acrescentar a esta edição, alusiva e inserida no âmbito do terceiro centenário da morte de Vieira, que ocorre neste ano da graça de 1998, um documento crítico à altura da obra, razão por que cometeu-se ao Professor Alfredo Bosi a análise destes textos tão curiosos de e sobre o Padre António Vieira.
… mais informações sobre este livro na “Área Reservada”