A la Gloire du Grand Architecte de l’Univers.

ORDRE INTERNATIONAL du RITE ANCIEN et PRIMITF de MEMPHIS MISRAÏM

 

1. A Franco Maçonaria é uma associação livre de Homens independentes, que se comprometem a praticar um ideal de Paz, de Amor e Fraternidade.

2. Ela não impõe qualquer limite à livre busca da Verdade e é para garantir a todos essa liberdade, que exige de todos a Tolerância.

3. A Maçonaria é estranha a qualquer influência sectária. Ela impõe a todos os seus membros o respeito pelos outros, independentemente das suas opiniões, para constituir um centro permanente da União Fraternal onde reina uma perfeita harmonia de pensamento.

4. Um dos seus fins é a melhoria moral da Humanidade. E usa como meios a propagação da verdadeira Filantropia através dos usos, costumes e formas simbólicas e místicas que só podem ser reveladas e explicadas através da Iniciação.

5. A Iniciação é entendida como o nascimento virtual para uma vida humana superior à vida comum e profana.

6. A Iniciação Maçónica transmite-se graças a uma filiação ininterrupta, e pala via ritual e simbólica aos homens maiores, de perfeita reputação, pessoas de honra, leais e discretos, dignos em todos os sentidos de serem considerados como Irmãos.

7. A Ordem Maçónica moderna comporta múltiplos ramos animados pela mesma seiva e todos tendem para o mesmo fim. Encontraríamos as causas dessa multiplicidade em sua amplitude de espírito, na variedade das tradições herdadas, na sua flexibilidade orgânica, mas também, sem dúvida, nos meandros da história secular profana.

8. A Ordem Maçónica Universal do Rito Antigo e Primitivo de Memphis-Misraim é um desses ramos, mas não reivindica a exclusividade da autenticidade maçónica.

9. Por respeito aos princípios tradicionais da Maçonaria que manteve e pretende manter intactos, o Rito de Memphis-Misraim admite a existência de outros Ritos que funcionam igualmente para a realização da Grande Obra.

10. Como respeita a independência dos outros Ritos, como não se imiscui nem interfere nos actos que emanam da sua autoridade, entende que os outros Ritos agem a seu respeito da mesma maneira.

11. O espírito maçónico dita-lhes para acolher nos seus Templos os Irmãos de outros ramos.

12. Os Maçons do Rito de Memphis-Misraim admitem que a diversidade necessária dos Ritos e a pluralidade de nações justificam a multiplicidade de Obediências. No entanto, eles estão convencidos de que, para o poder da ação e para a harmonia da Instituição Maçónica, a Sabedoria do seu ideal implica a redução das barreiras administrativas estabelecidas entre as Obediências.

13. Eles querem permanecer as testemunhas da Tradição Iniciática Franco Maçónica sem sacrificar nada à moda ou às ideias da época.

14. É por isso que a sua organização espiritual permaneceu piramidal.

15. A escala dos trinta e três Graus do Rito Escocês Antigo e Aceite aí encontra a sua equivalência. Além disso, ela dá o acesso a um depósito peculiar à sua Tradição.

Outros:

Art. 1. – A Ordem não aceita qualquer doutrina como definitiva ou própria.

Art. 2. – No entanto, faz com que seus membros examinem todas as doutrinas.

Art. 3. Cada um de seus membros adoptará para si a doutrina de sua escolha, e será livre para se adequar a ela, sem que os outros tenham nada a ver com isso.

 

Pin It on Pinterest

Share This