queops“Descoberto na década de 80, cientistas dizem que até agora cerca de 700 pedaços da embarcação foram encontrados.

Uma tábua de madeira possivelmente parte do barco de um antigo rei egípcio foi desenterrada próxima à Grande Pirâmide, em Gizé, disseram arqueólogos nesta quarta-feira (29).

Acredita-se que o barco, que é a segunda embarcação de tal tipo a ser encontrada no local, tenha sido construída para o faraó Quéops, que comandou o Egito durante a quarta dinastia, há mais de 4.500 anos.

Descoberto inicialmente na década de 1980, especialistas dizem que até o momento descobriram 700 pedaços do barco no local e agora acreditam que desenterraram a maioria das partes.

“Estamos celebrando a extração da maior tábua de madeira”, disse o principal supervisor do projeto, Mamdouh Taha, acrescentando que o pedaço de madeira tem 26 metros de comprimento.

Arqueólogos e especialistas em conservação extraíram a peça de um poço a quase três metros de profundidade e levaram-na para um centro de conservação, localizado próximo ao local da descoberta.

Arqueólogos egípcios e japoneses estão a trabalhar no projeto com objetivo de restaurar todas as peças do barco e exibi-las no Grande Museu Egípcio, que será aberto no ano que vem.” (in Reuters)

Foto: A pirâmide de Quéops, a maior das Grandes Pirâmides de Gizé (Reuters/Mohamed Abd El Ghany)

Fonte:

reuters

Pin It on Pinterest

Share This